Diário de Estilo 18: armário-cápsula de básicos para o ano inteiro
Enfim meu armário-cápsula de roupas básicas para usar o ano inteiro em mais um post da serie Diário de Estilo.
No post 6 da serie Diário de Estilo (confira aqui neste link) comentei que estava em processo de revisar minhas roupas básicas. Basicamente, montando um armário-cápsula com peças de roupas que considero essenciais, e que realmente uso durante o ano inteiro.
Na última semana perdi um certo tempo garimpando algumas peças usadas do Vestiaire Collective – brechó de luxo online onde amo buscar por peças de segunda mão (nem sempre tão usadas assim, algumas até novas ou com etiqueta), para completar o capsule wardrobe primavera/verão deste ano e me dei conta de que esta lista de básicos mudou de uns tempos para cá. Para ver como não podemos ter o estilo como algo estático em nossa mente!
Nesse tempo todo em que estou trabalhando na busca do meu estilo pessoal, percebi que um armário-cápsula bem construído com roupas básicas é a chave para descomplicar o processo de o que vestir. E acabei montando um sistema que sigo quase sempre (em breve falarei mais sobre), e acaba que nunca mais demorei mais que cinco minutos escolhendo roupa!
Como tenho uma verdadeira paixão por roupas básicas, acaba que meu guarda-roupa tem 70% de básicos, que podem ser usados em qualquer estação e nas situações mais variadas. E por isso estou sempre concentrando mais esforços na busca por peças que o completem – e com as quais eu me identifique. Quando uma delas não está mais ok para uso (eu uso até gastar, ou quando não me serve mais), vu atrás de alguma substituta, mas nunca fico sem.
Por isso agora segue a lista completa do meu armário-cápsula de roupas básicas para o ano inteiro. Uma lista que já foi maior, apenas com aquilo que realmente uso em todas as estações. Depois disso, trarei para cá meu capsule wardrobe para primavera-verão deste ano (que já começou, mas o frio ainda não foi embora, por isso a demora).
Armário-cápsula de roupas básicas para o ano inteiro
Camisetas: preta, branca e bege (as de tecido mais fino, uso no verão, as de tecido mais grosso, no inverno. A bege pode ser de qualquer outra cor que esteja em alta no momento). Estas que estou amando usar compro em pacote no setor masculino da Sports Direct (tamanho XXL);
Camisas: branca e preta. Essa preta já está beeem surrada, mas já achei uma substituta para comprar usada, e digamos que ela não é assim tão básica. Me aguardem!
Calças: bootcut preta e jeans, calça social escura. Essa jeans foi uma aquisição bem recente, um achadinho no último liquida da H&M, paguei apenas 6 euros! Já fui mais da skinny, mas hoje procuro por modelos que possam deixar minhas botas em destaque.
Vestidos e saias: um vestido preto e uma saia básica. Nada mais do que isso, pois no meu caso eu raramente deixo as pernas de fora.
Blusa: moletom com zíper e sem, cardigã, blusa de manga longa lisa. As cores aqui são meramente ilustrativas, estas são as peças que sempre tento trazer os destaques da paleta de cores escolhida para o armário-cápsula da temporada. Se quiser saber mais, acesse este post aqui.
Casacos: jaqueta de couro, blazer, jaqueta jeans, doudoune. Aqui está a categoria que estou buscando substitutos. De blazer estou ok (e aqui poderia colocar um branco ao invés do preto), mas preciso substituir o doudoune (nem todo mundo gosta, mas é pau para toda obra além de muito prático) e quero jaquetas de couro do modelo básico novas, só que em outras cores.
Não incluí calçados aqui pois tem coisas que não uso (sapatilhas, por exemplo) e algo que para mim é indispensável em qualquer estação (botas, por exemplo) sei que não fazem parte do guarda-roupa (e realidade de muita gente). Mas se quiser, vai aí uma lista quase que universal do que é indispensável (o modelo eu deixo por sua conta): um par de botas, sandália e tênis.
— — —
Para conferir todos os posts da serie Diário de Estilo, acesse este link aqui.
Related Posts
Desfiles favoritos da temporada de moda FW23/24 Cura pelos Clássicos de Ficção: Ilusões, de Richard Bach