Diário de Estilo 20: Armário-Cápsula Primavera/Verão 2024
Armário-cápsula para duas estações, um experimento inédito por aqui.
Quem acompanha este blog há mais tempo lembra que em 2017 eu experimentei – pelo período de 1 ano – viver com um armário-cápsula. Tudo foi relatado em posts que podem ser conferidos pela própria tag “armário-cápsula“, mas em resumo, foi uma abordagem bem minimalista. Poucas peças, para fazer o guarda-roupa render e, o mais importante: sem novas aquisições.
Pois bem, agora estou de volta com este tema, mas com um propósito totalmente diferente. E não poderia ser de outra forma, uma vez que muitos anos se passaram e muita coisa mudou de lá para cá – desde a forma como me visto, o tipo de roupas que uso, meu corpo e até mesmo a minha relação com o consumo.
Mas o que tem de tão extra nesse Armário-Cápsula para estar postando novamente sobre o assunto? Pois eis que tenho uma metodologia e finalidades um pouco diferentes desta vez, e compartilho para o caso de você desejar fazer o mesmo ou algo parecido. Abaixo segue minha proposta e objetivos – lembrando que não vou listar peça por peça, e para isso também tenho um motivo.
Ao final do período – que já está acontecendo desde 21/03 deste ano – volto para compartilhar sobre o “saldo” da experiência – mas nada impede que venha falar sobre isso novamente antes do outono chegar.
Armário-Cápsula Primavera/Verão 2024
- Decidi unir as estações porque nos últimos anos elas andam bem similares em temperatura e sem muitas surpresas – ao menos aqui na Bélgica. E vocês bem sabem que não sou lá muito amiga do verão, o que acarreta em um reduzido “guarda-roupa para dias quentes” e sempre apelo para o que chamam de “roupas de meia estação”;
- São tantas tendências – macro e micro – rolando ao mesmo tempo no mundinho da moda que fica difícil dizer que decidi por uma ou outra. Então, digamos que a tendência que estou seguindo é “a que tem no meu guarda-roupa”.
- Eu não defini um número X de peças para este armário-cápsula, apenas uma cartela de cores que quero usar – e elas foram escolhidas por: a) as cores tendência para a temporada b) as cores que me favorecem c) as cores que gosto. Dá uma olhadinha abaixo:
- Então selecionei TODAS as peças de roupas, calçados e acessórios que gosto de usar nestas estações (ou quero usar nestas estações) e que façam parte desta cartela de cores. Sim, eu sei que é muita coisa (130 peças entre roupas, calçados e acessórios). O que eu selecionei (resumidamente):
- Esta seleção pode parecer excessiva para quem conhece a metodologia do armário-cápsula, mas eu tenho muitas peças que não uso nunca (fico guardando para outro dia) e que preciso testar, ver se ainda cabem na minha vida atual, se consigo usar. Peças que se não conseguir usar nesta estação, vou doar.
- Não separei ou guardei as peças que não estou usando em um lugar específico. Apenas “montei” o Armário-Cápsula de primavera/verão no app onde cataloguei todo meu guarda-roupa e na hora de escolher o que vestir, eu escolho entre as roupas que estão lá. Também monto os looks para depois analisar o que usei mais e o que não usei, já que consigo ver este tipo de estatísticas no Your Closet (que não está mais disponível para download, por isso recomendo o Smart Closet que é beeem igual).
- Abaixo, um pouco das imagens que usei como inspiração para montar este armário-cápsula (e muitas referências de looks para me inspirar na hora de escolher o que usar):
Essas fotos são referências visuais que salvei para consultar na hora em que vou escolher o que vestir. Coletei fotos com montagens possíveis dentro do que já tenho no meu guarda-roupa e que estão no meu capsule wardrobe. Quase tudo bem básico, do jeito que eu amo!
Assim que possível, vou trazer um compilado dos looks que montei com este armário-cápsula gigante.
— — —
Imagens: arquivo pessoal e Pinterest.
Related Posts
China Girl de David Bowie no música de segunda Cura pelos Clássicos de Ficção: A mulher que escreveu a Bíblia, Moacyr Scliar