Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Geral

O que é imaginação fértil?

Quando criei o este blog em 2005, ninguém questionou o porquê do nome “imaginação fértil”, era bem óbvio para quem me conhecia. Fui uma criança extremamente imaginativa e já na adolescência demonstrava habilidade para contar histórias, fossem reais ou não. Ouvi certa vez que por minha capacidade de imaginar tudo nos mínimos detalhes, seria capaz de cometer o crime perfeito. Óbvio que isso nunca tentei, mas tudo ficou e sempre fica arquivado no meu fantástico universo imaginário, onde habitam açougueiros, demônios, loucos e seres inanimados que com minhas palavras ganham vida.

Mas pelo benefício da tecnologia descubro surpresa que muitas pessoas chegam a este site buscando saber “O que é imaginação fértil?”. Prontamente diria – e esta é uma opinião bem pessoal – que é aquele pensamento que começa com um simples sopro do vento em uma noite de inverno no sul do Brasil e se transforma em um tsunami avassalador no Caribe. Com sobreviventes zumbis marchando em direção à África, com sede de gente. Seguidos por tubarões que urram feito elefantes. E por aí vai. Mas esta é a minha imaginação.

O que me encanta na imaginação fértil é que ela não precisa ter limites, pois não vai ferir ninguém. Pode ser levada para onde se quer, fazer dela o que bem entender. Eu decidi fazer tudo isso que está aqui nesse blog e mais um pouco. Algum outro talvez leve tudo muito à sério, talvez até perca a noção da realidade. Mas aí nem quero ver!

No entanto, vejamos algumas definições do que é imaginação e do que é fértil, já que assim adjetivamos esta “faculdade psíquica” adorável.

Segundo o dicionário Michaelis –

i.ma.gi.na.ção

sf (lat imaginatione) 1 Faculdade de imaginar, conceber e criar imagens. 2 Coisa imaginada. 3 Fantasia. 4 Crença ou opinião que provém da fantasia. 5 Superstição. 6 Cisma, apreensão. 7Psicol Utilização construtiva, embora não necessariamente de feição criadora, de experiências perceptivas anteriores; reorganização de elementos dessa espécie. 8 Entom Passagem de pupa ou ninfa a inseto adulto. I. Exaltada: indivíduo que concebe ideias arrojadas. I. Viva: a que representa os objetos com grande viveza e muitas vezes como realidades. Em imaginação: de um modo imaginoso; na fantasia.

Segundo o dicionário Aurélio –

s.f. Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginação viva. / Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginação. / Opinião sem fundamento, absurda: isso é pura imaginação. / Resultado da faculdade de imaginar.

Segundo o dicionário Michaelis –

fér.til

adj (lat fertile) 1 Biol Capaz de conceber ou de gerar prole; não estéril. 2 Biol Suscetível de se desenvolver em novo indivíduo: Ovo fértil. 3 Que produz muito e com facilidade; fecundo. Antôn: estéril, maninho, sáfaro.

Segundo o dicionário Aurélio –

adj. Fecundo, que produz muito; ubertoso: campo fértil. / Que excele ou se destaca entre os comuns: ano fértil em acontecimentos.

Os racionalistas opõe a imaginação à razão. Não discordo de todo, mas tem de concordar comigo que qualquer coisa que seja considerada obra do homem, feita por suas mãos ou não, primeiramente, precisou ser imaginada. A imaginação antecede a obra, ao ato e ao fim.

Se a imaginação é fértil é porque desenvolveu-se, cresceu. Tornou-se maior que um simples pensamento. Derrubou pontes e venceu guerras. Ascendeu ao universo mágico da criação sem limites.

 

"Open your Imagination"

23 thoughts on “O que é imaginação fértil?
  • Maykon disse:

    Cara… Sou uma pessoa totalmente imaginativa, e isso ajuda bastante pra passar o tempo, ou quando vou trabalhar, já pensei inúmeras vezes escrever livros ou criar histórias em quadrinhos e até mangá (sou fanático por animes, isso ajuda bastante na minha aventura imaginária). Teve um tempo que pensei que isso fosse um problemas… Mas.fico feliz de saber que não sou único. 🙂

    • Nina disse:

      Maykon,
      Não sufoque a tua imaginação 🙂
      Escreva, crie, isso vai te satisfazer. Pode começar por um espaço como este.
      E se criar um blog, por favor informe aqui que visitarei com maior prazer!
      Abs,

      • gustavo alves disse:

        montar um livro talvez, que fala sobre tudo que vem em nossa cabeça dando um nome e caracteristicas que mais gostamos com personagens nao reais e talvez inimaginaveis que poderia ser feito no momento misturando algo do tipo real sabe. poderia ate ser feito um jogo de imaginação. iria ser um lugar diferente de todos que ja vimos.

      • gustavo alves disse:

        tenho uma pergunta que se alguem souber me avisa: ter imaginaçao fertil ajuda ou interfere na aprendisagem e a ravar algum assunto?

  • Maykon disse:

    Tenho uma página no facebook, As Garotas e Todos Os Problemas Que Vem Com Elas … Não é uma grande página, mais é onde eu despejo algumas coisas (essa parada de se achar um poeta). 🙂

    • Nina disse:

      Que interessante!
      Vou ver! Sempre achei muito importante me expressar, mas quando fico tempo sem o fazer, parece que enferrujo um pouco!
      Abs

      • Wani Monteiro da silva disse:

        O meu problema é que passo o dia todo no mundo da imaginação e isso me atrapalha a ler um livro, ver TV e outras atividades que exijam atenção.

  • Saah Silveira disse:

    Olá!

    Achei super interessante. Eu também sou assim. Eu tenho uma imaginação muito fértil. Quando criança eu havia inventado um mundo imaginário e lá era onde eu brincava, meus brinquedos eram os habitantes desse mundo. E sempre quando assistia um desenho animado ou um filme, na minha mente eu inseria um personagem a mais e o encaixava naquela história. Até hoje faço isso, eu me inspiro com tudo, até com a minha própria dor. Meu mundo imaginário é um lugar bem melhor que esse a realidade. Eu não sabia o quanto isso era importante pra mim, até eu me descobrir o que realmente eu sou. Eu escrevo desde os meus 13 anos de idade, ainda não tive nenhum livro publicado, mas aquele mundo imaginário que citei lá em cima, eu o chamava “Mundo da magia”, e hoje ele se chama “Mengie”. Ele se tornou agora o meu primeiro livro. “Legend- O feiticeiro azul”. Logo, logo será publicado e o resultado de minha imaginação fértil está resultando em mais histórias. Eu tenho um blog onde posto algumas coisas sobre o que escrevo.

    livrosfeiticeiroazul.blogspot.com.br

    Até mais!

    • Nina disse:

      Olá!
      Quando publicar, me avise, que terei prazer em ler.
      Nada me inspirou mais do que o mundo imaginário que tenho desde os 5 anos – mas não era tão amplo quanto o teu com nome e tudo mais.

      Beijocas!

  • sherlenleo jordana disse:

    desde criança eu sempre gostei de fugir da realidade, porque na realidade era muito fácil de me machucar. Desde sempre tive a imaginação mt fértil e isso me fazia sentir melhor os eu nunca tive muitos amigos. Desde cedo eu estava acostumada a ter e perder,por isso tinha medo de me aventurar na realidade.mesmo com medo eu ainda tive alguns amigos todos de curta duração. Ano passado eu terminei o É.M meu período escolar e peeditar minhas duas maiores amizades. Agora tudo Que tenho é meu mundo.Não consigo deixar nada vagando sem rumo em minha mente então eu escrevo tudo no notebook. Tenho um monte de histórias diferentes mais que ainda não terminei os sempre surge algo novo pra eu escrever e eu acabo ficando mt. Cheia de histórias. Além de escrever eu desenho TV meus personagens. É como se tivessem vivos sabe? Sinto que eles tem vida própria e qué só vão morrer quando eu morrer os fui eu quem os criou. Eles sã. Minha companhia quando estou só. Não tenho mt experiência de vida mais através delês eu conheço o mundo inteiro. Me pergunto se isso ja não é alguma doença pq eu agimos demais. Até enquAntónio durmo minha cabEça fica projetando história e histórias, meus sonhos parecem filmes hora de terror hora de ação( não pense que gosto. Dos meus sonhos pouco posso tirar pq geralmente é puro terror, odeio meus sonhos) são indistinto e sem controle algum. Minhá mente fica girando e girando e fabricando pensamentos atraz de pensamentos, acho que to ficando louca. Mais inda assim eu amo mt meus personagens e cada um deles é uma parte importante de mim de quem sou,

  • sherlenleo jordana disse:

    Desculpem me os erros de digitação. Meu maldito celular está configurado pra ficar ” adivinhando” o que eu vou escrever

  • sherlenleo jordana disse:

    E meu nome não é ” sherlenleo” é Sherlen Jordana

    • Olá Sherlen, tudo bem?
      Ter a imaginação fértil é algo precioso, precisa apenas canalizar para algo positivo.
      Que sabe comece por publicar suas histórias e desenhos em um blog? Precisa dar liberdade e vida para todo este universo que está fervilhando em sua mente!
      Bjs, se cuida!

  • rogi rebelde disse:

    minha imaginação me leva a lugares inacreditáveis e me da amigos incríveis eu acho q com a imaginação podemos fazer todas. As vezes penso q sou um deus e outras um herói e sempre com um amigo para ajudar…conto historias q saem do nd as historias são sempre fantasiosas e eu sempre penso q a imaginação faz minha mente uma armadilha e q a imaginação abre portais q levam para mundos mais desenvolvidos com magia e tudo mais

  • Ueslei disse:

    Sou exatamente assim, tudo em minha cabeça funciona de uma forma diferente a seis meses comecei a escrever crônicas que quando leio parece que não foi escrito por mim, um mundo diferente onde a fantasia e a realidade meio que se misturam, não sei como explicar, mas os personagens parecem gritar em minha cabeça para que eu escreva eles querem que escreva a toda hora sem parar que conte suas histórias que meio que são as minhas, em seis meses descobri que escrever ajuda e muito já estou no terceiro livro da crônica sombria amo muito isso! Gostaria que o Brasil fosse um país que investisse mais em autores mirins para que mais pessoas mergulhassem nos livros…

  • gustavo alves disse:

    ja no meu caso, o personagem que eu adicionava nos desenhos animados era eu kkkkk e tenho a imaginação que nuca para de criar, ainda mais quando estou num caro olhando pela janela penso eu com super velocidade atravessando os carros ali e todos me olhando, quando tomo banho vem uma onda enorme de pensamentos e eu praticamene vejo meu futuro la em baixo da agua e assim fui criando imagens e personagens e etc…
    Na sala de aula, quando o professor pássava um tema pra montar uma história vinha ogo milhoes de ideias acumuladas na minha cabeça e assim ia montando histórias diversas.
    Para criar histórias sou muito bom e criativo, vem de tudo na minha cabeça desde contos de fada a realidade.
    a maior parde dessas ideias tem a ver comigo e sempre acho que um dia vai acontecer se eu continuar acreditando, tipo ganhar super poderes e salvar o pais desses politicos e de outras coisas.

  • Eu também ainda sou assim cheio de imaginação.toda vez eu olho uma coisa é começo a imaginar começo a entrar no mundo de fantasia

  • laura fênix disse:

    sou exatamente assim, vivo num fantástico mundo ilusório. sou escritora, lancei um livro, to lançando o segundo e ja escrevi o terceiro.

  • RONIE VONN FELIX DA SILVA disse:

    Galera!!! Bora escrever nossas imaginação aqui….. já se indentificamos…… lançar ideias em histórias, fantasias. Será uma loucura saber o que se passa nessa mente brilhante.

  • Ana Beatriz Braz disse:

    Eu sempre tive uma imaginação fértil .Bom,
    isto que diziam quando eu era criança mas pra mim não era uma imaginação e sim um pensamento acelerado ,avançado eu percebia coisas ,sentia coisas ,ainda sou assim .
    Coisas que ninguém percebe ,eu percebo,sempre estou com razão eu nunca imaginei algo que eu não visse pra mim eu não consegui comprovar mas a imaginação que dizem não é uma invenção e sim o que a gente vê mas eu conseguia criar histórias na minha cabeça fácil porém nunca usei meu dom pra mim é um dom por que pra escrever um livro você precisa de alguém disposto a te ajudar.

  • Marines de Lourdes Silva disse:

    Minha imaginação me faz mal muito mal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.