O que é um Armário-Cápsula
Depois de post intro, definição de armário-cápsula! Descubra se é isso que você precisa para entrar em um bom relacionamento com as suas roupas.

Vida minimalista com um armário-cápsula.
Como comentei no post da última semana, vou fazer meu primeiro armário-cápsula! Mas antes de mais nada, vamos entender o que é este capsule experiment? Segue abaixo a história sobre como surgiu essa ideia de um guarda-roupa enxuto, (que vai muito além de uma modinha, pois sempre é tempo para ter um bom relacionamento com as suas roupas) com número limitado de peças para usar em cada estação.
O que é um Armário-Cápsula
O termo armário-cápsula surgiu nos anos 70, e foi criado por uma comerciante de roupas inglesa chamada Susie Faux. Como dona de uma boutique chamada Wardrobe, ela percebeu a dificuldade que algumas mulheres tem em escolher suas roupas, a insegurança que sentiam sobre a forma como se vestiam. O objetivo dessa experiência (ter um guarda-roupa minimalista) é ajudar as mulheres a encontrarem seu estilo, para que se sintam mais confiantes. Sua teoria versa que a partir de uma coleção de peças de cor e modelagem atemporais, combinadas com algumas peças da estação, é possível estar sempre bem vestida e atual.
Apesar desse conceito existir há décadas, foi em 1985 que ele se popularizou, a partir de uma coleção com modelos variados de 7 peças básicas que se complementavam, criada pela estilista americana Donna Karan. Isso tornou perfeitamente possível colocar o capsule wardrobe em prática. Claro que as “Seven Easy Pieces” de DK mudaram ao longo dos anos, mas a própria estilista afirma que em todas as suas coleções, trabalha com sete peças base.

Modelos usando bodysuit na coleção Seven Easy Pieces de Donna Karan em 1984.
No começo desta década, projetos como o Project 333 e o Capsule Experiment do blog Un-fancy (só para citar como exemplo), tem inspirado milhares de mulheres ao redor do mundo a a se vestir melhor, gastando menos. Todos têm em comum a montagem de um guarda-roupa reduzido, preparado para a estação que começa, com objetivos finais bem variados.

Caroline Joy Rector do Un-Fancy.
Mas como isso funciona na prática?
Quem decide fazer um armário-cápsula tem, em geral objetivos bem definidos: autoconhecimento, organização, economia, controle de gastos, definição de estilo pessoal, se vestir melhor, acabar com o “não tenho o que vestir”, com a pilha de roupas nunca usadas…independente de qual é o seu, tenha em mente que antes de mais nada, é preciso ter paciência e persistência.
Com definições e planejamento em mãos, é preciso iniciar a análise do seu guarda-roupa. Não é uma tarefa fácil, mas as vantagens pode ser infinitas. Não é uma obrigação, mas lembre que sempre há tempo para rever a forma como nos mostramos para o mundo e, porque não, melhorar ela!
Depois de definido o número de peças, conforme o seu estilo de vida, as roupas que não serão usadas na estação vigente, são guardadas ou ganham um novo destino. Quando este período de 3 meses se encerra, você avalia como foi a experiência de viver com um guarda-roupa limitado, se a experiência foi positiva ou não, se pretende continuar com ela.
Benefícios de se ter um armário-cápsula

Nada me inspira mais do que pesquisar formas de usar as roupas que já tenho – este um dos benefícios do capsule wardrobe.
- Aproveitar melhor as roupas que você já tem – e acabar com o dilema de “não sei que roupa usar”, diante de um guarda-roupa lotado;
- Focar no bem-estar do seu corpo – de nada adianta uma embalagem grifada se na parte interna, nada vai bem;
- Ganhar tempo – pois não precisa ficar escolhendo roupas entre milhões de opções;
- Guarda-roupa organizado – e muito mais fácil de gerenciar, afinal com cinquenta peças de roupa pode-se passar um ano inteiro;
- Consumo consciente – afinal, porque mesmo comprar mais uma calça jeans, sendo que você já tem outras 10 que quase não usa? Assim pode economizar para investir em um trench coat mais caro e de melhor qualidade, que vai durar a vida toda;
- Inspiração – o trabalho de elaborar um guarda-roupa sazonal requer busca por inspiração e o fim da falta de criatividade na hora de escolher o que vestir;
- Desfilar com as peças que você mais gosta – você sabe que aquele vestido fica bem em você, mas quase nunca usa como forma de preservar ele. Com o armário-cápsula, você vai dar vida para elas, antes que elas não lhe sirvam mais.
Descubra se o armário-cápsula é a alternativa que você precisa

Dilema bem comum quando não nos planejamos para aproveitar melhor as nossas roupas.
Em dúvida se um armário reduzido vai te ajudar? Então confira a lista abaixo e identifique se este é o seu caso:
É uma boa ideia fazer um armário-cápsula quando…
- … afirmo que não tenho o que vestir mesmo diante de um armário lotado;
- … não conheço meu estilo, não certeza sobre qual é;
- … eu preciso cortar meus gastos com roupas e economizar;
- … eu quero ter menos roupas, mas de qualidade superior;
- … eu quero me vestir melhor, sem perder muito tempo;
- … eu quero aproveitar melhor as roupas que tenho e quase nunca uso;
- … eu quero organizar meu guarda-roupa e torná-lo mais funcional e não apenas um amontoado de roupas que nem se coordenam.
— — —
Gostou do post? Então compartilhe! No próximo, veja como montar o seu armário-cápsula!
Related Posts
Intro sobre Armário-cápsula, na Sessão de Quinta Como montar um Armario-Capsula
[…] de post sobre O que é um armário-cápsula, veja passo-a-passo para montar seu guarda-roupa para a estação! Apesar de trabalhoso, este […]
[…] Conceito de Armário-Cápsula […]