Como montar um Armario-Capsula
Dicas para quem quer iniciar um capsule experiment!
Depois de post sobre O que é um armário-cápsula, veja passo-a-passo para montar seu guarda-roupa para a estação! Apesar de trabalhoso, este exercício poderá ser benéfico para a sua vida em diversos aspectos. E começa com uma breve análise sobre o relacionamento atual com as roupas que você tem.
Guia prático com para quem quer embarcar nessa aventura junto com o Imaginação Fértil!
Passo-a-passo para montar o armário-cápsula
Passo 1: Defina seu objetivo
Como vimos no post anterior, são diversos os motivos para se fazer um guarda-roupa “cápsula”, com número limitado de peças por estação. Defina uma ou mais, a partir da lista abaixo:
- Economizar;
- Comprar menos, mas com maior qualidade;
- Organizar seu guarda-roupa;
- Aumentar a rotatividade da roupas que já tem;
- Vestir-se melhor;
- Definir seu estilo;
- Perder menos tempo escolhendo o que vestir;
- Acabar com a pilha de roupas não usadas.
Passo 2: Busque inspiração
Todo mundo tem uma ideia bem definida do que gosta ou não quando o quesito é roupas. Para facilitar o processo de estruturar o guarda-roupa sazonal, você pode buscar inspirações de pessoas que se vestem da forma que você quer se vestir. Uma das alternativas é usar o Pinterest.
Você pode montar uma pasta na rede social, ou em um arquivo no celular ou computador, com looks de quem te inspira ou que tenham peças como as do seu guarda-roupa. Eles serão a sua referência na hora de decidir que peças entram no seu armário-cápsula da estação.
Depois que o armário estiver estruturado, postarei mais sugestões como esta, para inspirar quem está sem ideias para montar um armário-cápsula!
Passo 3: Preencha seu planner
Planejar é a melhor forma de conhecer e definir o seu estilo. E para facilitar um pouco a nossa tarefa, a blogueira Caroline Joy Rector disponibilizou em seu blog Un-Fancy um planner, que depois de preenchido permitirá ter uma visão mais completa sobre como você gosta de se vestir, qual é o seu estilo, o que você tem de roupas, o que precisa, o que você deseja. Isso tornará seu trabalho muito mais fácil!
Mas não se preocupe, não é nada complicado, nem exigirá mais do que alguns bons 20 minutos de reflexão. O planner deve ser preenchido conforme as atividades programadas para o período em que o guarda-roupa reduzido estiver valendo – por isso considere roupas para viagens, festas e o que mais estiver programado nos próximos 3 meses.
Considere clima do lugar onde vive e dos que estiverem programados para visitar, se este for o caso e as atividades que preenchem os seus dias (trabalho, estudos, entretenimento, relax em casa). Pense em todas as necessidades de roupas para a sua rotina (menos prática esportiva). Calçados e bolsas são opcionais.
Planner em inglês, pdf a partir deste link.
Planner em português traduzido pela blogueira brasileira Gabriela Barbosa do excelente blog Teoria Criativa. Este é o link para o pdf.
Outra opção de planner também traduzido pela Gabi está neste link aqui, que foi criado pelo blog Into-Mind. Gosto dos dois, pois se complementam.
Passo 4: Separe suas roupas
Reúna todas as suas roupas e calçados. Analise peça por peça. Primeiro selecione as que você mais gosta. Depois, as que nunca usou e pretende usar. Por fim, prove as que não usa há pelo menos um ano. Identifique as que precisam de algum cuidado (lavar, costurar, qualquer tipo de reparo).
Divida suas roupas em 4 pilhas: 1) as que você gosta e estão prontas para usar; 2) as que não te servem ou pretende se desfazer (para doar ou dar outro fim); 3) as que precisam de reparos; 4) as da estação oposta – já que é primavera no BR, guarde as de inverno. O seu armário-cápsula será estruturado com as roupas das pilhas 1 e 3.
Lembre: roupas de academia, pijamas, roupas simples para usar em casa, roupas íntimas, jóias e bijus não fazem parte do seu armário-cápsula.
Passo 5: Defina o número de peças
Para definir o número de peças, pondere primeiro que, se você tem uma rotina muito agitada, com muitas atividades e mais de uma troca de roupas por dia, a melhor opção seja não incluir calçados e bolsas no armário-cápsula. A proporção de peças também deve ser observada: escolha entre 3 e 5 peças de cima para cada 1 peça de baixo.
Lembre que por ser um número de peças reduzido, as roupas precisam combinar. Por isso é importante preencher o planner e definir uma cartela de cores. O guarda-roupa cápsula por estação da blogueira Caroline costuma ter 37 peças incluindo calçados. Parece pouco quando se pensa no número, mas após selecionar e visualizar, você verá que é muito! Espie só o capsule wardrobe que ela montou para o outono de 2014.
Passo 5: Instruções de uso
Depois de estruturado o armário-cápsula, é preciso seguir algumas dicas, para que o “projeto” realmente funcione. Confira e liste:
- Não compre: caso o seu objetivo é economizar, esta é a primeira e mais importante;
- Use somente as roupas e calçados selecionadas para a estação;
- Monte as combinações possíveis com todas as peças de roupa e fotografe, para usar como referência na hora de escolher o que vestir;
- Para visualizar melhor, você pode colocar as roupas e calçados em uma arara ou em uma parte separada do armário;
- Guarde as roupas da estação oposta (no caso do BR, o outono e o inverno) em uma mala ou em alguma parte do guarda-roupa que você não vai acessar;
- Defina regras sobre peças de roupas que estragam ou que você ganha de presente (entra neste armário ou no da próxima estação?!).
— — —
Próximo post com meu armário-cápsula para o outono de 2016!
Related Posts
O que é um Armário-Cápsula Estou lendo: Os Sete, de André Vianco
[…] A Gabriela hoje é consultora de estilo e não tem postado mais sobre armário-cápsula, mas todo material que ela elaborou ainda está no ar e tem informações bem importantes. Os planners em português foram traduzidos por ela, como mencionei no post Como montar um armário-cápsula. […]
[…] geralmente também é um dos objetivos a serem alcançados por pessoas que como eu, aderem ao armário-cápsula. Renovar o guarda-roupa a cada estação tem se tornado cada vez mais difícil e optar por roupas […]
[…] dicas já compartilhei neste post sobre Como montar um Armário-Cápsula; hoje vamos nos aprofundar um pouco no assunto. Mas, sem muitas delongas, vamos ao que importa? […]
[…] 10 – Como montar um armário-cápsula […]
Moro em cidade de clima super quente. Tenho 69 anos e gosto de roupas mais joviais, embora de acordo coma minha idade, lógico!
Gostaria de ter um armário básico para todas as ocasiões . Sou clara , manequim 44. Não uso roupas caras, mas procuro sempre aquelas boa qualidade. Help!
Olá Lena, tudo bem?
Aqui no blog tem uma série de posts com dicas de como fazer um armário básico.
Dá uma conferida neste link abaixo:
http://imaginacaofertil.com.br/?s=roupas+b%C3%A1sicas&searchsubmit=Search
Espero ter ajudado!
Abs,
Janina