Desafio: O que você faria?
Há algum tempo atrás a Globo exibiu uma microssérie “O fim do mundo”, que tinha uma música linda de abertura que eu não lembro de quem é (memoriazinha fraca a minha…) que dizia mais ou menos assim: “Meu amor/ O que você faria/ Se só te restasse esse dia/ Se o mundo fosse acabar/ Me diz o que você faria?”. A idéia do mundo acabar repentinamente – com uma espécie de aviso prévio (umas 48 horas de antecendência por exemplo) sempre me foi muito atraente. Não assisti a microssérie, mas fico a imaginar qual seriam as atitudes das pessoas.
Lembro que em 1999 os boatos de que o mundo iria acabar em 11 de agosto daquele ano foram fortes. Mas como não existia nenhum argumento plausível o suficiente para me convencer da veracidade disso, não me abalei, e sequer pensei no que eu faria com o tempo que me restava. Como vêem estava certa, pois do contrário não estaria aqui para escrever isto, e nem você para ler.
A verdade é que aquele dia foi mesmo muito estranho, pois o mundo quase acabou para uma amiga minha. Vou contar o que aconteceu: na época eu fazia faculdade em Santa Maria, RS e morava com minha irmã e mais alguns amigos, entre eles a Lu. Como o 11 de agosto caiu em um dia de semana, agimos normalmente e fomos para aula. No meio da tarde, o tempo começou a ficar feio, nublado, um temporal estava se armando. A luz acabou e nossa aula foi interrompida. No caminho de volta para casa, tínhamos que cruzar uma sinaleira. Observadora que sou, nunca me guio pelo sinal fechado para atravessar a rua, e sim pelo movimento dos carros (sempre penso que alguém ultrapassando o sinal vermelho pode nos atropelar…), parei. Já a minha amiga Lú seguiu atravessando a rua. Nisso, vejo um ônibus de transporte coletivo indo a toda velocidade na direção dela, ao que gritei desesperada: “Lúuuuu!”. Ela achou que houvesse acontecido algo comigo e estaqueou. No mesmo instante, o ônibus passou rente ao seu rosto. Por pouco ela não seria levada e estraçalhada.
Ela diz que eu salvei a sua vida. E eu vi o fim do mundo em raros segundos. Mas hoje, o que eu faria se eu soubesse que o mundo iria acabar daqui a 48 horas? Gostaria de fazer milhares de coisas, talvez todas aquelas que eu ainda desejo fazer em minha vida. Mas como não há tempo para tudo – mesmo que vivamos mil anos! – eu me limitaria a correr em direção do meu amado namorado, e ficaria agarradinha nele até que o mundo fosse embora levando-nos junto.
Então, aproveito para lançar aqui um desafio: estarei recebendo textos de quem tiver interesse, pelo e-mail janinastasiak@yahoo.com e quem escrever o melhor sobre “O que você faria se soubesse que o mundo iria acabar em 48h?” (ou os melhores!), terá seu texto publicado neste site.
Mãos à obra amigos escritores, podem usar pseudônimos caso as idéias sejam muito, digamos, mirabolantes. Enquanto o mundo não se vai, aproveitem para amar muito, pois para isso eu tenho certeza de que nunca há tempo suficiente.
Janina, dezembro de 2006.
Related Posts
Diga não às mensagens de Natal e Ano Novo via spam Funeral