Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Livros, Seriados

Review: Cem Anos de Solidão, a série

Minha opinião sincera sobrea a adaptação da Netflix para a obra Cem Anos de Solidão.

Cem Anos de Solidão é nominada como a maior obra literária do realismo fantástico, sendo a responsável por levar a literatura latino-americana para o mundo. Inegavelmente, um livro que causa um impacto profundo na grande maioria das pessoas que o lêem, e bem por isso é o favorito de muitas pessoas.

Um livro que depois de virar série na Netflix, certamente vai arrebatar mais uma boa tonelada de leitores. Só que o autor Gabriel García Márquez não queria ver sua maior obra na TV, nem no cinema, não acreditava ser possível sua adaptação.

Com ele já falecido e as novas tecnologias para imagens chegando ao audiovisual, agora temos este grande livro disponível em formato de streaming. Fiquei feliz vendo primeiro que eu lembrava mais do que imaginava da história. Segundo que não tinha nada extra, a adaptação é bem fiel ao livro. E uma excelente produção, tudo redondinho, tudo no seu devido lugar.

O que me levou ao seguinte pensamento: Gabriel García Márquez acreditava ser impossível adaptar Cem Anos de Solidão para qualquer formato audiovisual. Mas penso que falava isso das suas ideias, que formaram a história que nos foi narrada, pois a serie está aí. Muito bem produzida, sem uso de computação gráfica e com tudo aquilo que sempre foi fantasioso, entregue com primor.

Será que a narrativa, como ele imaginou, não era muito mais fantasiosa e absurda do que o que ele nos entregou ao escrever? Tipo aqueles sonhos sem nexo que temos e que são impossíveis de se descrever? Digo isso porque este livro é incrível, tem fantasia sim, mas muito menos do que o cinema hoje em dia pode nos oferecer.

Para mim, é como se suas ideias fossem muito maiores do que podemos vizualizar. Tenho certeza de que se você leu o livro, vai concordar comigo. E digo isso sem intenção nenhuma de diminuir livro ou serei, muito menos o autor que nos entregou o totem da literatura do nosso continente.

Dito isso, reforço: leiam o livro e assistam a serie, independente da ordem. Abaixo o teaser para dar um gostinho.

— — —

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.