As músicas mais tristes do mundo, segundo minha própria percepção
Minha breve lista das músicas mais tristes de todos os tempos, fique a vontade para listar as suas nos comentários.

Já tem algumas semanas, mas pipocou aqui e ali umas duas listinhas diferentes das músicas mais tristes de todos os tempos e eu meio que discordo delas. Isso porque – como tudo na internet hoje em dia – todas as matérias que vi eram bem rasas.
Basicamente, as consideradas músicas mais tristes da história, segundo a ciência, eram as que “as faixas que possuem as sintonias que melhor expressam os sentimentos de tristeza”. Mas assim, vamos combinar que falta muita informação aí. E os versos, não influenciam não? Pois eu mesmo sem considerar esse aspecto, posso nomear um cem número de melodias e batidas que evocam sentimento de tristeza.
Também precisamos concordar que não importa a lista, nenhuma terá 100% de aprovação. Pois música é – tanto para quem faz, quanto para quem escuta – um movimento de percepção pessoal e individual. Uma experiência que é altamente influenciada pelo momento de quem a vive.
Então, vamos brincar um pouco? Eu listo as cinco músicas mais tristes do mundo (para mim, na data de hoje), e tento explicar um pouco do que sinto. E nos comentários vocês me contam qual as suas músicas mais tristes. Combinado?!
(Minhas) Músicas mais tristes da história
1 – Cover me, Depeche Mode
Aqui em casa meio que rola uma discussão sobre o verdadeiro sentido dessa (e várias outras) música, mas eu confesso: meus sentimentos foram muito abaixo. Desceram para o subterrâneo dos sentimentos. Eu não consigo pensar em outra coisa do que se flagrar finado quando escuto os versos abaixo:
“The air is so cold here
It’s so hard to breathe
We better take cover
Will you cover me?”
E dói mais ouvir isso, depois que meu pai faleceu. Obrigada Depeche Mode por permitir que eu espresse meus sentimentos em forma de música. E essa para mim é uma música sobre “estar mOrto”. Tem coisa mais triste do que isso?
— — —
2 – Hurt, do Nine Inch Nails
Já aviso que a versão de Johnny Cash é menos corta pulsos e mais recomendável se você estiver em uma situação mais vulnerável. Sério gente, nem a batida crescente alivia o sentimento que a primeira frase dessa música alimenta. Só o cenário que “I hurt myself, today” evoca na mente de quem escuta, já é um gatilho imenso. Consumam com moderação. Em tempo: esta música apareceu em muitas listas.
— — —
3 – Stillborn (acústico), Black Label Society
Essa aqui pode ser viagem da minha cabeça, mas eu como ficcionista que sou, já criei toda uma história com essa intro extremamente detalhada e melancólica. Mas é claro, se você não está interessado na tristeza, ouça essa versão acústica apenas para o deleite dos seus ouvidos. É uma das músicas mais incr;iveis que eu conheço.
— — —
4 – Andrea Doria e Acrilic on Canvas, da Legião Urbana
Para os jovens que não viveram esse momento no Brasil que foi a Legião Urbana, recomendo. Afinal, é uma parte importante da nossa história musical.
Eu achava que era só o momento adolescente que eu estava vivendo (eu chorava horrores ouvindo essas duas músicas, que são do mesmo disco, inclusive). Sério, se você nunca ouviu, consuma com cuidado. São tantas camadas de dilasceração do sentimento que fica até difícil listar, mas percebam: “quero ter alguém com quem conversar, alguém que depois, não use o que eu disse, contra mim”. “É saudade então, e mais uma vez, de você fiz o desenho, mais perfeito que se fez”.
Agora pensando aqui, ser adolescente sem Legião para dar um apoio sentimental deve ser difícil.
— — —
5 – Black, do Pearl Jam
Eu confesso, sou a fã de grunge mais fora de hora que você vai conhecer. Em minha defesa, tinha muito heavy metal para ouvir na adolescência, época em que o estilo estava bombando. E vamos combinar que Black, para quem está acostumado a ouvir metal, carece de emoção nos acordes iniciais.
Pois aí que só fui prestar atenção nessa música agora (mais especificamente, na letra e melodia). E foi só agora que entendi o motivo dela também figurar na maioria das músicas mais tristes. É certamente a música mais dor de cotovelo que já ouvi na vida, e olha que gosto desse tipo de música mesmo sem ter dor. Os versos finais me quebraram no meio sem nunca ter tido meu coração partido de forma tão dolorida. Veja:
“Yeah
I know someday you’ll have a beautiful life
I know you’ll be a star
In somebody else’s sky
But why
Why
Why can’t it be
Why can’t it be mine”
Passei dias cantarolando isso e desejando que esse moço esteja bem (ok, eu sei que isso foi várias décadas atrás). Enfim, posto merecido na tal lista.
— — —
Para quem quiser ver uma das listas mais completas, este é o link.
Related Posts
Book review: A Vida Mentirosa dos Adultos