Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Livros

Libreria Acqua Alta, uma das livrarias mais incríveis do mundo

Mais do que uma dica para quem ama visitar livrarias, dica de programa único para quem viaja para Veneza na Itália.

Desde que comecei a comprar livros de receitas para trazer como recordação de viagem, passei a visitar livrarias e sebos em diferentes países do mundo. Foi assim em Israel, Portugal, Grécia, Espanha, Hungria… Mas em Veneza na Itália, a experiência vai um pouco além de “compras de souvenir”.

Isso porque a Libreria Acqua Alta além de vender livros novos, antigos e usados, comercializa outros itens de papelaria e é um dos lugares mais curiosos para se visitar na cidade. Logo no pátio, uma certa fila de espera para não lotar de clientes, devido a pandemia. Neste momento já é possível observar os vários gatos que circulam livremente pelo local.

Na entrada do estabelecimento, uma gôndola recheada de livros emoldura o cenário incomum. Vários elementos ligados a cultura, digamos, aquática da cidade fazem parte da decoração: remos, uma porta que dá para um canal de Veneza, fantasias de carnaval, banheiras antigas…e muitos sinais das constantes inundações.

Fundada em 2004, esta livraria também convive com as inundações que ocorrem quase que anualmente na cidade de arquitetura única. E bem por isso talvez o proprietário tenha usado banheiras, bacias e até mesmo gôndolas para proteger seu patrimônio. Uma boa parcela dos livros que não estão mais disponíveis para comprar (principalmente, grossas e antigas enciclopédias), acabaram sendo cimentados em alguma das inundações sofridas nas quase duas décadas de existência da Acqua Alta. Formam assim uma nova camada de parede, ou até mesmo uma escada.

Há quem afirme que a Acqua Alta não é uma livraria e sim uma atração turística. Isso porque não é lá mega organizada, e são vários cômodos abarrotados de livros. Eu a classifico como uma das livrarias mais incríveis que conheço, pois apesar da aparente bagunça, consegui encontrar tudo que procurava. E sendo assim, talvez sirva para estimular o hábito da leitura em quem visita este local inusitado.

A quem possa interessar, segue o endereço da Libreria Acqua Alta:

Calle Longa Santa Formosa, 5176 B

30122 – Veneza – Itália

Site: https://libreriaacquaaltavenezia.myadj.it/

— — —

Para quem quer conhecer outras livrarias belíssimas e interessantes para se visitar por aí, aqui tem um post com as que considero mais bonitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.