Roteiro original de Star Wars é diferente dos filmes
O nome dele é Skywalker. General Luke Skywalker. Tem entre 50, 60 anos ou mais, é bastante ágil, e, claro, é um jedi. Não, vocês não leram errado: este Luke Skywalker não é o mesmo Luke que conhecemos na saga Star Wars. Ambos possuem o mesmo nome, mas idade e características são totalmente diferentes.
Acabei de ler o roteiro original de Star Wars, publicado em formato de quadrinhos e preciso compartilhar algumas impressões!
Nesta versão do roteiro de Star Wars, Skywalker possui características do personagem Obi-Wan Kenobi, que, com este nome, não aparece nesta versão. Honestamente, penso que este Skywalker se transformaria, posteriormente, em Kenobi.
E, pasmem, não temos YODA!!! Darth Vader não é aquele ser imponente que amamos e cultuamos, é apenas um humano bastante ágil, mas não é usuário da Força. Leia continua sendo a princesa, tem dois irmãos mais novos – ou seja, Luke NÃO é seu irmão -, e se no filme possui uma personalidade marcante, nesta versão parece mais uma menina mimada, que acaba com o futuro da República em suas mãos.
O protagonista da história é Annikin Starkiller que, mesmo sendo desde novo um Jedi, é bastante imaturo. Seu pai – não pessoal, não é o Vader!- era um Jedi e ensinou tudo para o protagonista. Tal como a Princesa Leia, Starkiller tem uma personalidade típica de um adolescente.
E os nossos robôs favoritos, aparecem aqui? Sim!! Mas trabalham para o Império (!!!), e R2-D2 fala! Ou melhor, discute muito com C-3PO, que, visualmente, é diferente do que conhecemos. E nosso anti-herói Han Solo é… verde!! Não é humano, claro.
Lendo os dois volumes (lá nos EUA fora lançado em 8 volumes), pessoas e locais conhecidos dos fãs aparecem. A essência da história continua: os Jedi lutam contra o Império, contra os Sith. Mas muitos personagens conhecidos ou não aparecem ou estão diferentes. Claro esta versão foi adaptada por Jonathan Rinzler, produtor executivo da LucasBooks, e a arte ficou por conta de Mike Mayhew. Ou seja, são versões de uma versão, de um esboço do roteiro.
Penso que se esta versão tivesse sido filmada, talvez ela não fosse tão apreciada como é nos dias de hoje. Vejam bem, não é ruim, muito pelo contrário, é interessante, e tem um ritmo bastante ágil.
Aqui o que atrapalha um pouco são os personagens. Annikin não possui a ingenuidade de Luke, parece um tanto arrogante, com até certa razão. Sem mencionar Leia que, após algumas discussões bobas e fúteis com Annikin, declara, DO NADA, seu amor pelo rapaz. Em seguida, o mesmo confessa seu amor pela princesa também do nada…
Concluindo, recomendo, sim, ler esta versão do roteiro original de Star Wars. Mas, francamente, ainda bem que mexeram (e muito!!!) no roteiro, antes de ser filmado… Que a Força dos outros esteja com você!!!
Star Wars – A Guerra Nas Estrelas – Vol.1 tem 116 páginas, formato americano e preço previsto de R$ 16,90. A publicação traz os números #1 a 4 da série original, incluindo também páginas da edição zero e caderno de esboços. Disponível para compra na Amazon, a partir do link acima.
Star Wars – A Guerra Nas Estrelas – Vol.2 tem 114 páginas, formato americano e preço previsto de R$ 16,90. A publicação traz os números #5 a 8 da série original, incluindo galeria de capas. Disponível para compra na Amazon, a partir do link acima.
Related Posts
O app que grava sua mensagem com a voz do Darth Vader Enfim, o filme Homem-Formiga
eu comprei a versão do primeiro roteiro numa versão de capa dura num único volume. eu gostei da história. mas eu prefiro a do cinema.