Sobre perda de cabelos em novas mães
Dicas para as novas mães que como eu, sofrem com as mudanças e perda de cabelos.
Muitas novas mães observam uma perda de cabelos maior do que o usual alguns meses depois de terem um bebê. Os dermatologistas referem-se a esta condição como uma eliminação excessiva, causada pela queda dos níveis de estrogênio.
Foi o meu caso. Eu perdi muito cabelo durante o período em que estive amamentando no peito, e uma redução drástica (voltando a normalidade, vamos dizer assim) após parar de amamentar minha filha. Existem várias outras alterações capilares que podem ocorrer nesse período, como a mudança de textura e até de cor. Pois muitas vezes a queda hormonal vem acompanhada de outras deficiências que podem alterar nossa formação capilar original.
A queda de cabelos na gravidez e pós parto pode ser causada por: má nutrição, doenças (como diabetes gestacional, infecções e uso de medicamentos), alterações hormonais, doenças de pele e problemas na tireóide.
Mas felizmente, raramente (somente casos extremos) são mudanças definitivas e a questão pode ser resolvida com cuidados específicos. Para quem sofre com a perda de cabelos excessiva, saiba que é temporária e você não precisa fazer nada mirabolante para tratar. A maioria das mulheres vê seu cabelo voltar à plenitude normal no primeiro aniversário do filho. Muitas mulheres recuperam a plenitude normal ainda mais cedo.
Porém, se você tem pressa, se ainda está insatisfeita com seu cabelo pós maternidade, seguem aí algumas dicas preciosas!
Dicas de dermatologistas sobre perda de cabelos para novas mães
Se a queda excessiva de cabelo incomoda, essas dicas de dermatologistas podem ajudar até que seu cabelo recupere a plenitude normal.
- Use shampoo e condicionador que dão volume. Esses produtos tendem a conter ingredientes como proteínas que revestem o cabelo, fazendo-o parecer mais cheio.
- Evite qualquer produto rotulado como “shampoo e condicionador”. Eles contêm condicionadores pesados que podem deixar o cabelo pesado e fazer com que pareça mais ralo e caído.
- Use shampoo e condicionador formulados para cabelos finos. Eles contêm fórmulas mais leves que não deixam o cabelo pesado.
- Use condicionador somente nas pontas do cabelo. Aplicar condicionador no couro cabeludo e em todo o cabelo tende a deixá-lo pesado.
- Evite condicionadores rotulados como “condicionadores de tratamento intensivos”. Estes são muito pesados.
- Evite estar com o cabelo sempre preso. Isso aumenta a possibilidade de quebra de um cabelo já fragilizado pela alteração hormonal. Estar com ele sempre amarrado ou em coque é bem prejudicial (embora inevitável), então se for necessário, opte por opções menos agressivas como prendedores de cetim.
- Lave seu cabelo com regularidade. E não durma com ele molhado. Pode parecer bobagem, mas com um bebê pequeno nem sempre é possível cuidar do cabelo de forma adequada e lavar o cabelo com a frequência que ele precisa nem sempre é possível. Se conseguir evitar que ele fique muito oleoso, já ajuda muito na saúde dos fios e do couro cabeludo.
Encontrar o melhor shampoo e condicionador para cabelos finos é realmente uma questão de tentativa e erro. Não existe um único ingrediente que torne um shampoo ou condicionador volumizador para cabelos finos melhor do que os demais. É questão de testar mesmo. Também não é o meu caso, mas se fosse, acho que começaria testando esse da Lola Cosmetics:
Experimente um novo penteado. Alguns cortes de cabelo fazem o cabelo parecer mais cheio. Um estilista experiente pode dizer o que funcionará melhor para você.
Muitas novas mães preferem cabelos curtos, por ser mais prático. E para quem tem problema com cabelos muito finos (ou está sofrendo temporariamente por estar com pouco cabelo), um estilo curto pode fazer o cabelo parecer mais cheio. Cabelo curto também pode ser mais fácil de manusear, o que pode economizar tempo. Com um bebê, qualquer coisa que economize tempo pode ser uma verdadeira vantagem.
A perda de cabelos geralmente atinge o pico cerca de 4 meses após o parto. O crescimento também estaciona. No primeiro aniversário do bebê, a maioria das mulheres já tem seu cabelo de volta a normalidade. Eu ainda não fechei um ano, e como sempre tive muito cabelo, não sofri com a queda. O maior problema é o fato de que os cabelos novos, deixaram minhas madeixas com aparência de quebrado e rebelde, apesar de sempre usar máscaras em todas as vezes que lavo, e lavar com regularidade.
Mas se após um ano do fim da gestação seu cabelo não voltar ao normal consulte um dermatologista. As pessoas perdem cabelos por diversos motivos e um diagnóstico preciso é importante para um tratamento eficaz.
— — —
Para mais posts sobre cabelos, acesse a tag: cabelos.
Related Posts
Bibliotecas mais bonitas do mundo: Biblioteca Nacional da França Por que os sapatos são importantes para um look