Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Beleza

5 Dicas para escolher melhor seus produtos de beleza

Confira algumas dicas para acertar na hora de escolher seus produtos de beleza.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ele desempenha vários papéis fundamentais na proteção e regulação do organismo. Cuidar dele no dia a dia é, portanto, um gesto essencial de beleza e saúde. Mas, diante da vasta oferta do mercado, nem sempre é fácil fazer uma escolha quando o assunto é produtos de beleza

Devo recorrer a cuidados mais naturais, como os cosméticos orgânicos? E quanto aos alérgenos, desreguladores endócrinos, parabenos, etc.? O que esses termos realmente significam e com o que você devemos estar atentas? Para esclarecer algumas das principais dúvidas na hora de escolher produtos de beleza, seguem algumas dicas!

5 Dicas para escolher seus produtos de beleza

1 – Opte por produtos com ingredientes de origem natural ou orgânica

Os componentes de origem natural devem ser preferidos na hora de escolher seus produtos de beleza por muitas razões: saúde, meio ambiente, qualidade, etc. Opte por fórmulas que são no mínimo 95% naturais. Esses produtos têm uma menção especial em suas embalagens.

Com ingredientes de origem orgânica, é ainda melhor, para evitar agrotóxicos e poluentes. Isso pode ser mencionado de diferentes maneiras. As etiquetas são fáceis de decodificar e localizar, mas nem todos os produtos orgânicos as têm porque são relativamente caras.

Alguns dos produtos de beleza com composição natural ou bio que uso.

— — —

2 – Cuidados com alérgenos e irritantes

Cuidado com produtos muito agressivos, com componentes irritantes e alérgenos! Eles podem ressecar, sensibilizar e agredir a pele, causando consequências a curto e longo prazo. Aqui estão alguns componentes que devem ser evitados, e que não devem estar na lista dos componentes dos produtos de beleza que você estiver adquirindo: lauril/ laureth sulfato de sódio, fenoxietanol, álcool, metilisotiazolinona e óleo de amêndoa doce.

A marca La Roche-Posay tem uma linha muito eficiente para quem tem pele sensível e que irrita com facilidade. Uso a máscara de cílios deles há anos e é ótima!

— — —

3 – Nutrientes para hidratação profunda

Para melhor assegurar as suas múltiplas funções vitais, a pele deve ser cuidada e nutrida de forma eficaz. Evite componentes de origem petroquímica (petrolatum, parafinum liquidum, cera microcrystallina, cera microcristalina, ceresina, microcristalina hidrogenada e PEG). Eles apenas evitam a evaporação da água através da epiderme e, portanto, apenas a hidratam indiretamente.

Os óleos vegetais, ceras e manteigas são muito mais interessantes (manteiga de karité, mel, aloe vera, óleo de abacate, etc.) porque hidratam profundamente, fornecem uma infinidade de nutrientes à pele e ajudam a fortalecer a pele.

— — —

4 – PH da pele

O PH é a medida da acidez. O pH fisiológico (= natural) da epiderme é de aproximadamente 5,5. Prefira produtos com pH semelhante para respeitar o equilíbrio da pele, evitando assim qualquer sensibilização ou reação.

— — —

5 – Elementos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Evitar qualquer componente prejudicial ao nosso corpo e à natureza passou a ser uma prioridade. Os desreguladores endócrinos devem ser proibidos porque interferem em nosso sistema hormonal e estão implicados em doenças como: câncer, diabetes, obesidade, distúrbios reprodutivos, etc.

Aqui estão alguns componentes a serem excluídos na hora de fazer suas escolhas, para preservar a saúde e o meio ambiente: componentes de origem petroquímica, BHA, BHT, parabenos, triclosan, EDTA e silicones.

— — —

Dicas onde comprar produtos The Ordinary neste post aqui.

Para quem quer entender um pouco mais sobre os termos que envolvem a categoria conhecida como Natural Beauty (beleza natural), aqui neste post eles estão bem explicadinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.