Como eu me senti vendo a lista dos 100 melhores livros do século 21 do The New York Times
Livro de Elena Ferrante – A amiga genial – gerou polêmica ao ser listado como o melhor do século.
Não sei vocês, mas eu amo listas. Não sou mestre em fazê-las, mas amo como elas habitam na minha mente por um período considerável, onde as fico analisando. E é claro que não seria diferente com a lista dos 100 melhores livros do século 21 do The New York Times.
Só que dessa vez teve um plus: eu lia e relia a lista dos livros, e parecia que não sabia do que estavam falando. Sério mesmo. Isso tudo porque dessa lista imensa, eu só li os da Elena Ferrante. É um tanto assustador, quando penso que sou formada em Letras e (não atualmente, mas já tive meus anos dourados) sempre fui uma leitora frenética.
Eu até tenho alguns dos livros dessa lista na minha wishlist – como Pachinko – mas a grande maioria eu NUNCA ouvi falar. Tudo bem que eu sempre preferi os clássicos, talvez seja só uma questão de me atualizar (e essa lista de livros pode servir como um incentivo).
Mas não entendo a revolta dos leitores com o livro A amiga genial, de Elena Ferrante, por ser listado como o “melhor livro do século 21 (até o momento)”. Para quem não está acompanhando essa mini treta do mundo literário, essa lista de livros, o The New York Times reuniu 503 escritores de ficção e não ficção, poetas, críticos e amantes de livros — entre eles Stephen King, Sarah Jessica Parker, Scott Turrow, Min Jin Lee, Jonathan Lethem, Jenna Bush Hager, entre outros. O processo foi simples: cada um decidiu o que era “melhor livro” publicado em inglês a partir de 1º de janeiro de 2000, e a lista foi montada a partir dos mais listados.
Por fim, a desatualizada aqui é uma das poucas pessoas que não ficou espantada com o primeiro lugar – inclusive já falei dele (e todos os livros da tetralogia) em resenha aqui para o blog que você pode conferir neste link aqui. E super recomendo, é um livro excelente, daqueles que você simplesmente não consegue parar. Agora, se é o melhor livro desse primeiro quarto do século, isso eu deixo para a opinião pessoal de cada um.
E se você ainda não leu esse livro, aqui está a oportunidade: A Amiga Genial, Elena Ferrante (link para comprar na Amazon)
— — —
Related Posts
Series de não ficção que eu amo (e recomendo) 8 Dicas para cuidados com os pés que você precisa saber