Bowie/Collector
Coleção de arte do cantor falecido em janeiro ganha exposição e depois será comercializada pela conceituada casa de leilões Sotheby’s de Londres.
Falando em David Bowie… (para quem não viu, no meu insta @janinastasiak postei fotos da jaqueta linda que comprei na Mango, licenciada com o nome do cantor!) – Dizem que todo artista, seja músico, ator, cantor, escritor, ou qualquer outro, tem muita sensibilidade para as demais áreas criativas (que não são necessariamente o foco da carreira em questão). A prova disso está em trabalhos paralelos de pintura e escrita do cantor Bob Dylan, entre tantos outros.
Não por menos, David Bowie também tinha um lado artístico muito proeminente, indo muito além da música e da grande influência que exerceu no mundo da moda com a criação de personagens e visual únicos. Mas além disso, como que para, mais uma vez fazer jus ao apelido de camaleão, o britânico tinha muito apreço pelas artes literária e plástica. Estas, aliás, exerciam grande influência em sua própria obra, como pode ser observado em algumas de suas músicas.
Para quem não sabe, a capa do disco Heroes (1977, cuja música que dá nome ao disco é uma das minhas favoritas) por exemplo, foi inspirada em um obra de arte. Veja como a capa se parece com a pintura Roquairol, do expressionista alemão Erich Heckel. Compare:
Não por menos, ao longo de sua vida Bowie arrematou muitas obras de arte, formando uma coleção de centenas de peças – que como ele mesmo afirmou em algumas ocasiões, ele queria entender e usar. E usou! A coleção começou de forma definitiva em 1976, quando o artista se mudou para Berlim. Abaixo,foto de 1974 com uma de suas primeiras peças.
David Bowie também se expressava pintando – abaixo, duas de suas criações que exprimem de forma bem concisa, sua preferência pelo modernismo.
Bowie/Collector
Antes de ser uma coleção de arte para apreciadores e conhecedores, a exposição prévia de Bowie/Collector organizada pela Sotheby’s (que depois será comercializada) é uma boa oportunidade para fãs do cantor conhecerem as ideias que influenciaram a sua música. A coleção à venda conta com mais de 400 peças ecléticas, que variam entre pinturas, esculturas, móveis e até toca-discos. A grande maioria das obras é de arte moderna e contenporânea.
O lote inteiro de obras a serem comercializadas em novembro pela conceituada casa de leilões está avaliado em mais de 10 milhões de libras e conta com obras, incluindo peças de artistas colecionáveis como Marcel Duchamp, Jean-Michel Basquiat e Damien Hirst.
Confira fotos de algumas peças da incrível coleção de arte de David Bowie:
Para quem deseja apenas ver a coleção, seguem datas e cidades de exposição da mesma antes da comercialização em novembro deste ano, nas unidades da Sotheby’s:
Londres – de 20 de julho à 09 de agosto;
Los Angeles – dias 20 e 21 de setembro;
Nova Iorque – de 26 à 29 de setembro;
Hong Kong – de 12 à 15 de outubro.
Assista abaixo o vídeo promocional feito pela Sotheby’s para promover Bowie/Collector:
Veja mais no site da conceituada galeria: Sotheby’s
Na galeria do link da Sotheby’s você pode conferir as principais obras do acervo, com respectivo valor estimado de comercialização.
Related Posts
Onde fazer compras em Bruxelas Trailers e news da Liga da Justiça, Mulher-Maravilha e mais!