Madredeus, no música de segunda
Conheça o Madredeus, grupo que combina influências da música popular portuguesa e do fado, com a música erudita e a música popular.
Depois de ler Os Maias de Eça de Queiroz (leia book review aqui), me detive por dias na tarefa de assistir a minissérie da Globo, exibida em 2001. Eu lembrava vagamente do seriado, queria ver como a história foi adaptada e, de brinde, conheci um grupo musical português maravilhoso chamado Madredeus.
Sei que nem todo mundo aprecia adaptações de livros – e no caso deste seriado reuniram dois livros em uma serie só – mas achei a produção magnífica. Além de ter sido filmado em Portugal, em cenários que já tive o prazer de conhecer pessoalmente como a Quinta da Regaleira em Sintra ou a cidade de Coimbra, foi uma verdadeira viagem no tempo.
Mas o que me traz aqui neste música de segunda é o grupo Madredeus – que eu não sei vocês, mas é novidade para mim. Infelizmente não achei nada relativo a lançamentos e shows depois de 2015, mas creio que a indicação da músicas deles sejam eternamente válidas.
O Madredeus foi responsável pela trilha sonora da minisserie que mencionei, e a música que não me sai da cabeça era da abertura de Os Maias. Chama-se “O Pastor”, e tem uma dramaticidade que casou perfeitamente com a produção televisiva. Escute/veja abaixo:
Claro que além desta eles tem muitas outras músicas ótimas, que recomendo para ouvir no Spotify. Uma pena que o grupo pareça estar inativo desde 2015 (não encontrei informações atualizadas nem no site deles), pois de sua fundação – no final dos anos 80 até então – fez um sucesso inigualável.
Related Posts
Bibliotecas mais bonitas do mundo: Biblioteca George Peabody, EUA Mitologia #12: Mercúrio (Hermes)