Mitologia #11: Apolo
Perfil do deus Apolo, o único que tem o mesmo nome na mitologia grega e romana.
Apolo é o deus olímpico do sol e da luz, música e poesia, cura e pragas, profecia e conhecimento, ordem e beleza, arco e flecha e agricultura. Uma encarnação do ideal helênico de kalokagathia, ele é a harmonia, a razão e a moderação personificadas, uma mistura perfeita de superioridade física e virtude moral. Uma divindade complexa que aparece na arte e na literatura possivelmente com a mesma frequência que o próprio Zeus, é o único deus do panteão olímpico que aparece com o mesmo nome na mitologia grega e romana.
Por ser o Deus que representa o sol, foi um dos mais adorados na Grécia e Roma antigas, sendo possível visitar hoje em dia ruínas de diversos templos erguidos para o seu culto. Abaixo imagens de templos na Grécia, Turquia e sul da Itália. Para saber mais sobre cada um deles, sugiro ler o parágrafo ao fim de cada galeria de fotos.
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Mitologia #11: Apolo
A origem do nome Apolo ainda não é bem compreendida. Muitos gregos parecem ter suposto que significa “destruidor”, mas essa era apenas uma das muitas sugestões (“redentor”, “purificador”, “montador”, “pedregoso”). Estudiosos modernos discordam da maioria deles, com a maioria ligando o nome de Apolo à palavra grega apella que significa “um aprisco”, e que pode sugerir que Apolo era originalmente apenas um protetor dos rebanhos e manadas.
A representação e o simbolismo de Apolo
No entanto, com o tempo, ele evoluiu para se tornar um deus multifacetado e adorado em toda a Grécia antiga, representação máxima do masculino clássico perfeitamente desenvolvido, o kouros. Sem barba e de constituição atlética, ele é frequentemente representado com uma coroa de louros na cabeça e um arco e flecha ou uma lira e palheta nas mãos. O tripé sacrificial – representando seus poderes proféticos – era outro atributo comum de Apolo, assim como poucos animais ligados ao deus em vários mitos : lobo, golfinho, píton, rato, veado e cisne.
Epítetos de Apolo
Apolo era encarregado de tantas coisas que até seus epítetos mais famosos são numerosos. Como um deus do sol, ele era chamado de “Phoebus” ou “brilhante”. Como profeta, os gregos o chamavam de “Loxias”, ou “Aquele que fala torto”. Como o deus da música, ele era conhecido como o “Líder das Musas”. Os locais de nascimento e adoração de Apolo o adornaram com três outras denominações: “Delian”, “Delphic” e “Pythian”.
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Nascimento de Apolo
Apolo é filho de Zeus e Leto, irmão de Ártemis (Diana). Como uma das numerosas amantes de Zeus, sua mãe sofreu com a ira de Hera, que enviou o dragão Python para perseguir Leto por todas as terras e a proibiu de dar à luz em qualquer lugar da terra sólida. Ninguém aceitaria a Titã grávida, exceto a ilha de Delos, onde Leto deu à luz Ártemis enquanto equilibrava seu corpo em um ramo de oliveira. Depois, Ártemis ajudou sua mãe a dar a luz a Apolo.
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O assassinato de Python
Alimentado exclusivamente com néctar e ambrosia, em apenas quatro dias Apolo ficou forte e sedento por vingança. Então, ele foi para Parnassus, onde Python morava, e feriu o monstro com suas flechas. Python conseguiu escapar e se abrigar no antigo santuário de Gaia em Delfos. Apolo ficou tão furioso que se atreveu a violar a santidade do local manchando-o com o sangue de Python. Zeus ordenou que Apolo se purificasse, após o que ele retornou a Delfos e reivindicou o santuário em seu nome.
Após esses eventos, Delos e Delfos tornaram-se locais sagrados para a adoração de Zeus, Leto, Ártemis e, especialmente, Apolo. A alta sacerdotisa Pítia presidiu o Templo de Apolo em Delfos, servindo como seu enigmático oráculo.
Abaixo, imagens do Templo de Apolo em Delfos, (Delphi) na Grécia.
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Apolo e a música
No dia em que nasceu, Hermes inventou a lira e roubou o gado de Apolo. Para apaziguar seu irmão mais velho depois que ele descobriu o que aconteceu, Hermes ofereceu a ele sua nova invenção. Desde então, a lira tornou-se um dos atributos mais famosos de Apolo e seu mestre mais célebre.
No entanto, o virtuosismo de Apolo seria desafiado em pelo menos três ocasiões diferentes. O primeiro a ousar fazer tal coisa foi o menos afortunado, o sátiro Marsyas. Ele não era nada mau tocando a flauta dupla, até igualando a habilidade de Apolo. No entanto, ele acabou perdendo o concurso, já que, ao contrário de Apolo, ele não podia cantar enquanto tocava. Como punição, Marsyas foi enforcado dentro de uma caverna e posteriormente esfolado vivo.
Já Pan sobreviveu ileso depois de desafiar Apolo e quase por unanimidade perder o concurso. Midas, no entanto – o único juiz que considerou Pan o melhor competidor – teve o que merecia: ouvidos de burro, já que obviamente ele não tinha ouvidos humanos para música em primeiro lugar. Cinyras, o rei de Chipre e grande flautista, não aprendeu nada com esses dois episódios. Depois de perder sua disputa contra Apolo, ele foi morto pelo deus ou cometeu suicídio.
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Os casos de amor malfadados de Apolo
Apolo era amado por deuses e humanos, mulheres e homens e, na maioria das vezes, ele os amava também. No entanto, como muitas vezes acontece, os mais famosos de seus casos amorosos são aqueles que não terminaram bem.
Em duas ocasiões, um mortal levou a melhor sobre o deus. Coronis já estava grávida do filho de Apolo, Asclépio, quando se apaixonou por Ischys. Um corvo branco informou Apolo desse caso que o enfureceu tanto que ele ordenou que Ártemis matasse Coronis.
Depois de um tempo, Apolo se apaixonou por Marpessa. Seu amante Idas já tinha passado pelo inferno para pegá-la, mesmo arriscando sua própria vida enquanto a sequestrava. Mas, ele não recuou mesmo na frente de Apolo, levantando seu arco e ameaçando-o com um ataque. Zeus parou essa luta e deu a Marpessa a chance de escolher. Ela escolheu Idas – pois temia que Apolo deixasse de amá-la depois que ela envelhecesse.
Na tentativa de seduzi-la, Apolo presenteou Cassandra, a princesa troiana, com o dom da profecia. No entanto, ela rapidamente desistiu do negócio. Agora, sendo um deus, Apolo não tinha permissão para recordar seu dom. Mas, ele pensou em uma ideia astuta para estragar tudo: ele tirou o poder de persuasão de Cassandra. Desde então, ninguém acredita nela – mesmo que suas profecias estejam sempre certas.
O interesse amoroso mais famoso de Apolo era Daphne, uma ninfa que uma vez prometeu a Ártemis permanecer eternamente inocente. Apolo, no entanto, se apaixonou por ela e a perseguiu persistentemente, até que um dia Daphne não aguentou mais. Ela pediu a seu pai, o deus do rio Peneus, para ser transformada em outra coisa. E assim que Apolo estava prestes a abraçá-la, ela se transformou em um loureiro. O deus jurou amá-la para sempre e, desde então, ele usa uma coroa de louros como símbolo de seu amor infeliz.
Ambos os amantes masculinos mais amados de Apolo foram transformados em plantas também. Depois que Cyparissus matou acidentalmente seu veado de estimação – que foi presenteado a ele por Apolo – ele pediu a seu amante divino que o deixasse triste para sempre. Então, Apolo involuntariamente transformou Cyparissus em um cipreste.
A história de Jacinto é ainda mais triste. Ele era o favorito de Apolo e amava muito o deus. Isso fez com que Zéfiro, o Vento Oeste – ele próprio um admirador de Jacinto – tão ciumento que, quando a dupla estava praticando esportes nos campos, ele fez o disco de Jacinto desviar e o ferir mortalmente na cabeça. No entanto, Apolo não permitiu que Hades levasse todo Jacinto para seu reino: de seu sangue derramado, o deus criou uma flor que leva o nome de seu amante até hoje.
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Para conferir todos os posts desta serie sobre Mitologia, confira este link aqui.
Fotos: arquivo pessoal e Pinterest.
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