Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Livros

7 Livrarias mais bonitas do mundo

Post especial para quem ama livros e/ou arquitetura e sonha em conhecer as livrarias mais bonitas do mundo!

Você não precisa ser um leitor ávido para gostar de caminhar pelos corredores de uma livraria, embora ajude ter uma experiência melhor no contato com a palavra escrita. Mesmo que a forma como lemos se torne cada vez mais digitalizada, não há substituto para o prazer de nos perdermos em um templo do conhecimento, principalmente quando se trata de uma festa para os olhos. 

Tive a felicidade de visitar algumas das livrarias mais bonitas do mundo, mas resolvi fazer uma seleção com as que considero mais incríveis – e algumas que ainda pretendo conhecer. Quem gosta do tema pode embarcar nessa viagem (mesmo que virtual). As que visitei pessoalmente vão ganhar um post separado por aqui. Vem comigo!

7 Livrarias mais bonitas do mundo

1 – Livraria Lello, Porto/Portugal

Fundada em 1906, esta obra-prima arquitetônica tornou-se um dos locais mais famosos do Porto. A escadaria elegantemente curva parece ter saído de um romance – um tributo adequado aos clássicos literários alojados no atordoante interior de estilo neo-gótico.

Entrarei em mais detalhes sobre o local em post só sobre esta livraria, mas se quiser saber mais agora o site da Lello tem muita informação interessante.

— — —

2 – Libreria Acqua Alta, Veneza/Itália

Se a Lello no Porto é considerada a mais linda, a Acqua Alta é certamente a mais pitoresta! Somente em Veneza você poderia encontrar uma livraria em uma pequena ruela, com a “escada de incêndio” levando direto para a água. Um tema náutico permeia a loja, com uma gôndola transbordando de livros, leme de navio antigo e outros toques de charme. Sem contar os vários gatos que circulam pelo local!

A Acqua Alta vende principalmente livros de segunda mão, com preços muito amigáveis e como é uma desta lista de livrarias que visitei pessoalmente, também vai ganhar um post individual, pois tem uma história bem interessante.

— — —

3 – El Ateneo, Buenos Aires/Argentina

Um teatro ornamentado que data de 1919, El Ateneo Grand Splendid no elegante bairro da Recoleta certamente faz jus ao seu nome. As estantes de livros ficam onde o público costumava sentar-se para ver os espetáculos, mas o prédio mantém seu teto com afrescos, varandas curvas, caixas douradas e palco com cortinas vermelhas (e que agora abriga um café).

— — —

4 – Cafebrería El Péndulo, Cidade do México/México

El Péndulo tem seis unidades na Cidade do México, mas a de Polanco é a mais bonita. A loja arejada exibe um design muito verde – literalmente. Há uma escada verde curva, plantas e árvores penduradas nas prateleiras. 

— — —

5 – Boekhandel Dominicanen, Maastricht/Holanda

Esta livraria deslumbrante funciona em um antigo mosteiro gótico do século 13. Recebe cerca de 700 mil visitantes por ano, um volume consideravelmente alto para a pequena cidade de Maastricht, perto da fronteira com a Bélgica. Uma torre de livros de aço na nave oferece vistas incríveis dos afrescos e vitrais restaurados da igreja.

Os escritórios de arquitetura SatijnPlus Architecten e Merkx + Girod transformaram a igreja do século 13 em uma livraria espetacular no centro de Maastricht. Uma estante de três andares abriga volumes e oferece vistas incríveis do santuário restaurado, enquanto a área do coro agora abriga um café.

— — —

6 – Daunt Books, Londres/Inglaterra

Fundada em 1990 por James Daunt, esta é uma grande livraria eduardiana que mora no coração de Londres e possui uma longa sala principal com galerias, além de uma bela janela em arco. As claraboias também garantem que haja muita luz natural entrando, para que você possa sentar e aproveitar tudo o que o local tem para oferecer.

A Daunt Books organiza os livros por país, o que cria um tipo maravilhoso de lógica. Ficção e não ficção, ambas são organizadas por origem do autor/publicação. Como amante do turismo literário, parece a forma perfeita de montar uma loja para quem quer ler sobre os locais que pretende visitar.

— — —

7 – Cărturești Carusel, Bucareste/Romênia

Inaugurada em 2015, a livraria Cărturești Carusel se tornou rapidamente conhecida por sua beleza surpreendente após ganhar popularidade no Instagram. Localizada em um impressionante edifício do século 19, que foi elegantemente restaurado depois de ter sido abandonado após a queda do regime comunista. Conta com uma coleção de mais de 10.000 livros, bem como um bistrô no último andar, para quem quer finalizar a visita com um bom café!

— — —

Confira aqui post com a lista das livrarias mais bonitas de Bruxelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.