Alpargatas – Dicionário de Moda
No Dicionário de Moda desta semana, conheça as Alpargatas! Calçado confortável já conquistou espaço cativo nos pés brasileiros.
Criado como um calçado confortável e cômodo para ser usado durante o verão, as Alpargatas surgiram na Espanha onde eram chamadas de Alpercatas. O modelo de calçado de tecido com solado de corda passou a ser produzido largamente na França. Seu uso era muito comum entre os trabalhadores de docas e portos, há 8 séculos atrás.
Acredita-se que este estilo de calçado tenha origem nas sandálias do Egito Antigo. Os Romanos teriam sido os reponsáveis por aperfeiçoar o modelo, adicionando um tecido na parte superior, a fim de proteger mais os pés. Desta forma, as Alpargatas teriam chegado aos pés dos trabalhadores do Mediterrâneo.
A Argentina e as Alpargatas
Na terceira década do século 19, as Alpargatas chegaram na região banhada pelo Rio da Prata, levadas por imigrantes espanhóis e franceses. Rapidamente foram adotadas pelos trabalhadores do campo na Argentina, por ser um calçado confortável e barato, fazendo par com a bombacha.
Desde essa época, este tipo de calçado é muito conhecido e usado em países como Brasil (Rio Grande do Sul), Uruguai, Argentina e Espanha. A Alpargata também é aceita como parte do traje típico gaúcho, em substituição às tradicionais botas. Mas foram os argentinos quem adotaram definitivamente o calçado, para uso corriqueiro e em períodos de férias.
Atualmente as Alpargatas são feitas com uma grande diversidade de materiais, cores e estampas, mas o que as caracteriza de uma forma geral é o detalhe em corda no solado, muitas vezes adicionado como revestimento da sola de borracha.
Related Posts
Flávio Basso, um dos ícones do rock gaúcho Percky Shoes agora tem loja em Porto Alegre
[…] das alpargatas que a fizeram conhecida no setor calçadista de todo o mundo, a marca também produz e comercializa […]