Roupas, calçados e acessórios para guardar de herança para as próximas gerações
Leia este post antes de se desfazer de roupas e acessórios!
O suéter de cashmere antigo da mãe, o sobretudo do pai, a bolsa da avó… Quando o guarda-roupa atravessa as gerações, muitas vezes santifica as memórias e histórias da família. Emblemático ou anedótico, é importante saber quais roupas e acessórios são interessantes de se guardar e deixar de herança para filhas, filhos ou sobrinhos e sobrinhas.
Mas não é qualquer peça de roupa, existem algumas que podem ser consideradas como patrimônio sentimental – ou até mesmo material. Por isso confira abaixo algumas dicas de o que você pode (ou deve!) guardar e deixar de herança para as próximas gerações. E olha que agora venho na condição de futura mamãe que se preocupa em deixar o acervo sempre em ordem para que seja assaltado pela filha.
Dicas de roupas, calçados e acessórios que você pode guardar como herança
Peças atemporais
Um exemplo de uma peça de roupa atemporal que vale a pena deixar de herança é um sobretudo de gabardine. Se analisar o histórico das coleções de grandes e importantes grifes, a peça sempre esteve em todas as coleções e foi revisitada milhares de vezes, mas nunca foi rebaixada como algo fora de moda.
Outras peças de roupas atemporais que você pode guardar como herança: jaqueta de couro, alfaiataria de qualidade, calças jeans 100% algodão, casacos de lã, blusas de caxemira ou lã merino.
— — —
Uma criação incompreendida
Nem tudo que vira moda cai no gosto do público em geral, mas faz a cabeça de alguns. Geralmente são peças polêmicas, mas se você por algum motivo se encantou e comprou, nunca se desfaça dela. Peças de roupas, calçados e acessórios contam a história de quem somos. E mesmo que você nunca mais volte a usar, é interessante guardar para que a próxima geração compreenda o quanto a moda é cíclica e como ela se reinventa.
— — —
Peças de seus designers favoritos
Confesso que essa é a parte em que estou mais me ocupando ultimamente: buscando por peças dos meus designers favoritos. Em geral são os belgas e sua estética punk minimalista (misturado com as linhas retas, amplas e cores sóbrias do Japão): Dries van Noten e Ann Demeulemeester, além de Helmut Lang. Acho interessantíssimo preservar peças assim para que seus herdeiros compreendam seus estilos e preferências.
— — —
Roupas, calçados e bolsas icônicas
A jaqueta de tweed da Chanel que tem sido reinterpretada desde a década de 1950, é um must-have da marca e, inevitavelmente, está no topo de muitas listas de desejos testamentários. Mas não precisam ser especificamente peças de marcas de luxo: um jeans Levi’s 100% algodão, uma jaqueta de couro em estilo aviador, casacos em estilo militar e até mesmo as calças cargo que estão de volta a moda. Peças de roupa que que tornaram ícones de uma época ou temporada, precisam ser preservadas para as próximas gerações.
— — —
Joias, calçados e acessórios
Estes são (e não é de hoje), alguns dos objetos pessoais que mais recorrentemente fazem parte de heranças deixadas de pais para filhos, principalmente pela sua durabilidade. Joias (ou até mesmo bijuterias de qualidade ou designers renomados) são conhecidamente repassadas de geração para geração.
Mas podemos ir além disso: calçados de qualidade e de marcas renomadas, bolsas de couro, relógios e até cintos…são peças que se bem preservadas, podem passar de mãe para filho com grande satisfação.
— — —
Roupas de festa e de valor sentimental
Você já pode ter visto (ou até vivido) histórias de vestidos de noiva que trespassam gerações dentro de uma mesma família. A própria família real britânica faz muito uso de peças de roupa de valor sentimental – como é o caso do batizado dos bebês reais, que usam a mesma peça desde os tempos da Rainha Vitória (conheça a história do vestido aqui).
E aqui fica a dica para guardar roupas usadas em ocasiões especiais – você pode não usar novamente, mas seus herdeiros com certeza sim!
— — —
Você sabia que a Amazon vende roupas, calçados e acessórios? Confira algumas opções de bolsa disponíveis para compra no Brasil:
Related Posts
Para ouvir: The Stars (Are Out Tonight) de David Bowie Mitologia #10: Baco (Dionísio)