Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Beleza

Melhores ativos para tratamento de cicatrizes

Apesar de poucos estudos, gel de extrato de cebola é um dos ativos que vem se mostrado eficiente para tratamento de cicatrizes. Conheça um pouco mais sobre este e outros ativos.

Uma cicatriz é, geralmente, algo que ninguém quer. Da minha parte, visualmente nunca me incomodei com as que tenho no braço (quebrado duas vezes), mas a da cesariana trouxe outros elementos (como desconforto) que me fizeram querer reduzir a sua aparência.

Foi pensando nisso que logo que pude, fui atrás dos melhores componentes para reduzir os sinais. E o gel de extrato de cebola foi um dos que realmente me ajudaram. Por isso compartilho aqui o que descobri e deixo links para as opções disponíveis na Amazon do Brasil. (Caso você compre através do link, eu ganho uma pequena comissão).

Melhores ativos para tratamento de cicatrizes

1 – Gel de extrato de cebola

Ajuda a prevenir e tratar cicatrizes por conta de sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Suas propriedades são capazes de melhorar a aparência do tecido danificado. Porém, este é um composto com poucos estudos disponíveis sobre os reais resultados proporcionados. Por isso, é recomendado consultar um dermatologista antes de optar por este tratamento.

Compre na Amazon: Gel de Extrato de Cebola para Remoção de Cicatrizes

— — —

2 – Óleo de Rosa Mosqueta

Um dos ativos cosméticos mais conhecidos no Brasil – se você não conhece, sua mãe certamente sim e sua avó usava com certeza –  é um ingrediente totalmente natural, obtido da planta de mesmo nome. É rico em antioxidantes e outros nutrientes, como ácidos graxos e vitamina A.

Por conta de sua composição, pomadas que utilizam o óleo de rosa mosqueta como ingrediente ativo são capazes prevenir cicatrizes (como as estrias, por exemplo), assim como melhorar as já existentes. Ele age como uma “barreira” protetora para as células.

Diferentemente do gel de extrato de cebola, o óleo de rosa mosqueta já foi alvo de estudo com resultados bem positivos. Um deles, realizado pelo Hospital Universitário de Gran Canária, na Espanha, concluiu que o uso regular do óleo de rosa mosqueta melhorou significativamente as cicatrizes pós-cirúrgicas. Os resultados foram notados cerca de um a três meses depois do início da utilização frequente.

Outras recomendações do óleo de rosa mosqueta: tem alto poder hidratante, alivia a coceiras e irritações simples da pele, além de uniformizar o tom da pele, diminuindo a hiperpigmentação. Vale a pena ter em casa por ser multifuncional.

No link, várias opções desse óleo super conhecido, combinados com outros ativos ou sozinho – e o preço é ótimo! Link na Amazon: Óleo de Rosa Mosqueta

— — —

3 – Adapaleno

Parte da família dos retinóides, que é um tipo de vitamina A, geralmente utilizado para o tratamento de peles acneicas. Proporciona efeitos anti-idade, ajuda no tratamento de cicatrizes, principalmente as atróficas, causadas por acnes graves.

Mas é um composto que pode causar irritações na pele, por isso antes de iniciar o seu uso, é necessário consultar um dermatologista. No link, algumas das opções disponíveis na Amazon: Adapaleno

— — —

Como funcionam os ativos cicatrizantes?

Os ativos cicatrizadores atuam como esfoliantes promovendo a remoção das células mortas ou como hidratantes das células da cicatriz. As marcas pequenas e não muito profundas tendem a quase desaparecer com o tempo, e estes ativos mencionados acima ajudam nesse processo. Nas cicatrizes mais profundas, os ativos funcionam como um complemento de um tratamento mais efetivo feito por um dermatologista.

— — —

Para mais conteúdos de beleza, confira este link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.