Sobre arqueologia e a origem do biquíni
A origem do biquíni em post sobre arqueologia, arte e moda.
Isso é algo que quero posar há tempos, e aqui estou para falar sobre arqueologia e a possível origem do biquíni. Claro que é difícil precisar sobre a origem de muitas coisas que conhecemos desde sempre, mas aqui vamos de algumas evidências visuais, digamos assim.
Sabe-se que o biquíni moderno é credenciado aos franceses, mas arqueólogos já encontraram evidências de mulheres usando biquínis na Grécia e Roma antigas que datam de 5600 a.C. A maior delas está na Sicília, no complexo arqueológico Villa Romana del Casale. Um monumento que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade com uma impressionante coleção de mosaicos do que já foi um palácio a cerca de 3 km da cidade de Piazza Armerina.
Em um deles, é possível identificar mulheres praticando esportes, usando apenas duas peças pequenas de roupas. Este mosaico de biquíni é uma verdadeira obra-prima e foi possivelmente feito para comemorar um festival esportivo muito importante realizado na villa ou próximo a ela. Até hoje a maior evidência de que as duas peças já eram usadas por mulheres na Roma antiga.
O icônico ensaio da coleção de Emílio Pucci na Villa del Casale
Em 1956, o Marquês Emilio Pucci desenhou uma coleção inspirada na arquitetura e nas tradições da Sicília. O nome da coleção era Siciliana, e foi um dos tantos que o estilista italiano dedicou às belezas e peculiaridades de sua terra natal.
A coleção trazia vestidos e camisas que acabaram virando a marca registrada da grife: seda e estampas caleidoscópicas, todos lembrando detalhes das produções tradicionais sicilianas e também do passado da região, marcado pela dominação grega e depois romana. Curiosamente, a coleção também foi rica em maiôs e biquínis, todos muito coloridos e ousados, inspirados na vegetação local.
A coleção foi exibida na Sala Bianca em Florença, mas foram as fotografias que documentam essas coleções que tornam toda a coleção icônica. Principalmente pela escolha das locações: Pucci decidiu filmar na Villa Romana del Casale.
As escavações para trazer a Villa de volta à luz começaram em 1929 e foram concluídas cerca de trinta anos depois, pouco tempo antes do ensaio de 1856. Emilio Pucci e a fotógrafa Elsa Haertter tiveram a oportunidade de fotografar as roupas de banho da estilista mesmo nas imediações da Piazza Armerina, brincando com o ‘tema’ dos mosaicos romanos.
Os mosaicos, na verdade, representavam um grupo de moças romanas vestindo o ‘subligacum’: uma peça semelhante a um biquíni moderno, cujo nome latino significa literalmente “amarrar por baixo”.
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